Curiosidades Sobre a Cultura Coreana

Quem nunca ouviu falar de Yin Yang? De toda forma, vale uma rápida explicação: trata-se de uma filosofia chinesa baseada em duas energias opostas: escuridão (Yin) e a claridade (Yang). De acordo com os chineses, é essencial que se encontre o equilíbrio entre essas forças, as quais o mundo é composto.Dentro do símbolo, existem duas esferas que simbolizam o sentimento oposto manifestado sempre que uma das forças atinge o seu ponto extremo.
                                                           




Mas vem cá... Esse blog ñ fala sobre a Coréia do Sul? Por que estamos falando de filosofia e simbologia chinesas? Calma que a gente explica: no blog, falaremos um pouco dos fatos e curiosidades sobre a bandeira sul-coreana. Afinal a bandeira de um país identifica seu povo, a grandiosidade da pátria e demonstra o poder político de uma nação.
A bandeira da Coreia do Sul é repleta de simbolismo, cada traço, cor e detalhe.
                                         
O círculo dividido em partes iguais é a representação do Absoluto: o essencial de todo um ser. E aí que entra o antigo símbolo da filosofia chinesa: Yin Yang. São na parte superior (vermelha) o Yang e a parte inferior (azul) o Yin. A filosofia chinesa dentro do símbolo do absoluto (o círculo) expressa um paradoxo da vida: o impossível de aprendê-la em seu todo.
As barras nos quatro cantos da bandeira são combinações conceituadas, elas estão na bandeira para representar não apenas os quatro pontos cardeais, mas também os quatro mares que limitam o globo. No canto esquerdo e superior estão três linhas inteiras, que representam o Céu. As outras três barras dos outros cantos geram a ideia de posição e equilíbrio.
Ao lado oposto das barras inteiras que representam o Céu, ficam três barras quebradas que representam a Terra (lado inferior, canto direito). No canto esquerdo e inferior a representação é do Fogo. Em seu lado oposto (superior e direito) está a representação do oposto ao Fogo: a Água.
Agora repare que as quatro barras possuem apenas dois tipos de desenho: uma linha longa e uma linha curta, “quebrada”. Simples, não? Apesar de se tratar de apenas dois formatos, eles podem ficar dispostos em diversas combinações. A bandeira exemplifica com quatro desenhos, mas podemos fazer muitos outros além destes. Estes desenhos indicam a diversidade de formas que podem surgir da simplicidade.